Um bom relacionamento com fornecedores é um ativo muito valioso. Quando sabemos realizar networking realmente eficaz, uma negociação pode garantir os melhores preços, prazos de entrega mais curtos. Ou seja, a chance de sucesso para o seu negócio aumenta.
Apesar de todos esses pontos, você precisa saber como falar com fornecedores e garantir um bom relacionamento — spoiler: leva tempo e esforço. Isto é, a sua empresa também precisa ser um bom cliente para o fornecedor: pagamentos em dia, fluxo de comunicação transparente e colaboração.
Se interessou pelo assunto? O artigo a seguir detalha algumas boas práticas sobre como conseguir bons fornecedores e como ter um relacionamento duradouro. Vamos lá?
Por que garantir um bom relacionamento com seus fornecedores?
Parcerias estratégicas trazem vários benefícios para impulsionar o crescimento e colocar a sua empresa na frente, quando o assunto é liderança de mercado.
Um fornecedor satisfeito vai entregar produtos e serviços atendendo às suas necessidades específicas. Além disso, pode renegociar contratos, com descontos por volume, prazos de pagamento mais flexíveis e até condições especiais.
Sabemos que é obrigação de um fornecedor realizar entregas dentro dos prazos, mas a realidade nem sempre é assim. Por isso, quando existe confiança em um parceiro, há cumprimento de prazos de entrega com mais eficiência e sem interrupções na sua produção.
Em alguns ramos, é possível co-criar soluções inovadoras e desenvolver novos produtos ou serviços. Por exemplo, uma empresa produtora de papel pode criar insumos exclusivos para a sua empresa usar em campanhas especiais, como o natal.
Pense também nos casos de imprevistos. Bons relacionamentos facilitam fluxo de comunicação e resolução, além da possibilidade de te conectar a outros parceiros de negócios, ampliando ainda mais as suas oportunidades.
Por fim, saiba que parceiros de negócios satisfeitos podem se tornar embaixadores da sua marca — não só os clientes com notas altas nas pesquisas de NPS realizados pelo time de marketing.
Como falar com fornecedores de qualidade
Construir um relacionamento sólido vai além de trocas de contatos. Também é sobre o processo de análises de dados concretos para tomar decisões perante ao parceiro.
Faça análises de fornecedores
Sendo assim, analise bem os fornecedores disponíveis para o seu negócio. Registre o capacity deles, histórico e cultura organizacional de cada um para identificar aqueles com mais match para o que seu negócio necessita.
Assim, você se assegura de estar trabalhando com negócios com a mesma visão de crescimento e seriedade. Esse é um dos passos para melhorar seus processos internos e reduzir custos de produção.
Tenha histórico de transações
Seguindo o tópico anterior, obter informações como o histórico de transações com seus fornecedores torna-se um tipo de registro valioso para traçar tendências de consumo e sazonalidade.
Assim, você compila dados suficientes para renegociar o contrato, prever futuras necessidades e ajustar seus pedidos com mais antecedência.
Analise os dados
Já percebeu como todas as boas práticas sobre como falar com fornecedores estão interligados? Isso porque os dados gerados a partir de suas pesquisas se transformam em conhecimento estratégico.
Isso significa: identificação de gargalos, taxas de sucesso de entregas e até entendimento de uma cadeia de suprimentos eficiente. Tome como exemplo uma empresa de doces. Se o fornecedor de cana-de-açúcar atrasa constantemente as entregas, o fluxo de produção precisa se paralisado até encontrar alternativas emergenciais.
Você, como tomador de decisões da fábrica de doces, renovaria o contrato após analisar esses dados?
Como manter um bom relacionamento com fornecedores
Notícia boa: você encontrou fornecedores ideias para o seu negócio. E agora? Como manter um relacionamento duradouro?
Saiba conversar e negociar
Primeiramente, saiba conversar. Depois disso, saiba negociar. Um bom fluxo de comunicação é a base de qualquer relacionamento, concorda? No mundo dos negócios não é diferente.
Quando aberta e transparente, a comunicação torna-se um canal de confiança para ambas as partes. Saber negociar e renegociar pode gerar melhores preços de insumos, flexibilidade nos prazos de pagamento e outras condições especiais.
Já falamos sobre isso anteriormente: uma comunicação eficaz ajuda a resolver problemas com mais rapidez. Ou seja, um gestor estará a uma ligação de distância para resolver entregas erradas, por exemplo.
Planeje e antecipe seus pedidos
Antecipar pedidos é uma vantagem para evitar interrupções na sua cadeia de suprimentos. Então, se você conseguir, seria ideal. Para isso, trabalhe na gestão de estoque e na comunicação com o fornecedor.
Com certeza ele ficará satisfeito com a sua antecipação, ajudando na relação entre empresas. Inclusive, essa atitude também permite negociar descontos e promoções, otimizando seus custos de produção.
Mantenha os pagamentos em dia
O básico também funciona a hora de fortalecer relacionamentos. Estamos falando dos pagamentos em dia — uma das formas de demonstrar o seu compromisso com os fornecedores.
Construir sua reputação de bom pagador pode garantir a preferência dos fornecedores em situações de escassez de insumos. Além de evitar multas e juros.
Veja também
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas